Indústria 4.0: menos custos, mais produtividade

A “quarta revolução industrial” conecta máquinas, sistemas e pessoas nos processos de produção industrial

Crédito: Giovane Weber
A “quarta revolução industrial” conecta máquinas, sistemas e pessoas nos processos de produção industrial

Conforme o diretor técnico, Júnior Sulzbach, a empresa trabalha com o conceito de “Indústria 4.0”, no qual visa a autonomia de operação por meio de sistemas inteligentes e robóticos, comunicação integrada e cooperada com os seres humanos e em tempo real.

Tais diferenciais geram autonomia de operação, otimização de mão de obra e informações relevantes para a tomada de decisão. “Só se gerencia aquilo que se mede. Dessa forma, conseguimos mostrar para os clientes os resultados por meio de indicadores de performance”, explica.

Sulzbach cita o exemplo da primeira fábrica de rações da Dália Alimentos, em Encantado. Há sete anos, a implementação do software, adequação dos acionamentos, troca de todos os CCMs e a melhor organização no processo fabril geraram aumento de 50% em produtividade nos primeiros meses. “Foram resultados perceptíveis de uma semana para outra”, lembra.

Por meio da implantação do software MES3 desenvolvido pela empresa, a área de suporte presta assessoria completa. Também consegue auxiliar de forma remota e solucionar questões em tempo real.

Aperfeiçoar os processos, reduzir a praticamente zero os erros e agilizar a fabricação são os principais ganhos aos que investem na indústria 4.0
Crédito: Giovane Weber

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Sistemas, Marcos Vinícius Ribeiro, o mundo vive a era da indústria integrada, onde a tecnologia da informação pensará todo o processo de produção. “Acompanhamos em tempo real no painel do computador todo trabalho nas linhas de produção das empresas atendidas. Qualquer problema é detectado na hora e já podemos buscar a solução”, explica.

Com esse controle minucioso, é possível reduzir os custos com mão de obra, consumo de energia elétrica, água e resíduos. Exemplifica com o novo modelo de produção implantado na Dália Alimentos, na segunda fábrica que produz ração para bovinos A produção saltou de 20 toneladas por hora para 24 toneladas, somente com a troca do “software”. Ou seja – 20% de produtividade a mais no processo.

Essa mudança também propiciou que somente um operador pudesse ficar na sala de controle. O quadro de funcionários reduziu sensivelmente e as pessoas que “sobraram” nesse novo quadro foram deslocadas para outras áreas da empresa.

A tecnologia permite acompanhar todo processo desde o laboratório onde são criadas as fórmulas para elaborar a ração, a chegada da matéria-prima, a mistura e produção, dosagem de micro ingredientes. “Colocamos todo processo nas mãos do cliente. Ele pode visualizar na tela do celular, tablet ou computador”, destaca.

Voltar
STW Soluções em Automação
Rua Bento Rosa, 1111 - Bairro Hidráulica
Lajeado - Rio Grande do Sul - CEP 95900-340
Fone: 51.3714-1600 | 51.3748-2877 | 51.3748-6864 | 51.98143-7872
atendimento@stwautomacao.com.br