Qualidade de vida em primeiro lugar
A instituição oferece oito casas-lares para as pessoas conforme a idade e perfil de adaptação
Segundo a coordenadora geral da Pella Bethânia, Pastora Ana Paula Genehr, o público-alvo é formado por idosos e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos. A instituição oferece oito casas-lares conforme a idade e o perfil de adaptação.
A equipe é composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem, clínico-geral, psiquiatra, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, pastora, nutricionista, cuidadoras, higienizadoras e administrativo, juntamente com a equipe do Projeto Convivendo e Aprendendo com Alegria, que desenvolve 30 oficinas semanais no Centro de Convivência, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

Hoje são 170 residentes, entre homens e mulheres e 120 trabalhadores. No trabalho da pastoral cada pessoa pode vivenciar a sua espiritualidade conforme sua religião.
“A gente também preza pela interação social, por isso, participamos de atividades e eventos fora da instituição”, reforça.
Em 2016 a instituição implantou o Planejamento Estratégico com assessoria do Cadi, de Curitiba. E, a partir dele, a instituição tem trabalhado com orientações por meio de objetivos estratégicos, que são: Sustentabilidade Financeira, Excelência em serviços profissionais, Espaço físico adequado, Meio ambiente diferenciado, Gestão aprimorada e Construção de imagem positiva junto à sociedade. “Isso permitiu a criação de estratégias e aprimoramento do serviço, priorizando a qualidade de vida dos nossos residentes e a excelência dos serviços prestados”, ressalta.
Novo posicionamento: de asilo à comunidade
Segundo o IBGE, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade no país aumentou nas últimas décadas, o que retrata a tendência mundial de envelhecimento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, até 2025, o Brasil será o sexto país no mundo em número de idosos, com mais de 60 milhões de pessoas. Essa realidade impõe grandes desafios aos sistemas de saúde, aos gestores públicos e às famílias. Fará com que a sociedade necessite criar muitas novas opções para que eles possam viver em residenciais que ofereçam lazer, cultura, autonomia, entre outras possibilidades.
Consciente de suas condições de bem atender a esse público, a Pella Bethânia buscou profissionais na área da gestão e comunicação. Durante o ano de 2016, as equipes analisaram a instituição como um todo e desenvolveram o seu planejamento estratégico e, junto a ele, o planejamento estratégico de comunicação, necessário para que a mesma seja conhecida pela sociedade.
Conforme a professora Elizete Kreutz, uma das coordenadoras do trabalho, embora a Pella tenha 125 anos e ofereça um serviço de excelência em espaço privilegiado, as pesquisas apontaram que poucas pessoas a conheciam e, entre essas, a imagem que tinham estava relacionada a asilo. “Essa palavra tem uma conotação pejorativa de abandono, de pobreza ou rejeição familiar. Isso, em nenhum momento, representa a instituição”, afirma.
Depois de estudos de público, de cenário, de mercado, entre outros, conclui-se que a instituição precisava reposicionar-se. De asilo, passou a ser chamada de Comunidade Pella Bethânia. A partir disso, todas estratégias de gestão de marca foram elaboradas.
Segundo Elizete, a congruência da marca está baseada em sua essência alinhada à sua missão, visão e valores. Essa é a razão dessa nova denominação da instituição e do seu slogan que a ancora verbalmente que é Viver com Vida, explica.
As bases para o conceito da nova marca foram: ser humano; cuidado e proteção e sociedade e, sendo assim, uma nova identidade visual foi desenvolvida para cumprir a função de representar graficamente a essência da marca.
Tranquilidade para todos
Para Elizete, “apropriando-se do questionamento de Jaime Troiano sobre o propósito da marca, nossa pergunta é: ‘O que o mundo perderia se a Pella Bethânia não existisse?’A resposta é a tranquilidade”. De acordo com Elizete, ao acolher e proporcionar cuidados especiais aos idosos e às pessoas com capacidades físicas e intelectuais debilitadas, em um ambiente adequado e de natureza exuberante, com profissionais altamente qualificados, solícitos e que reconhecem a importância da dignidade humana para todos, a instituição elimina a preocupação da sociedade em relação ao bem-estar dessas pessoas que estão à sua margem, pois já não têm espaço nela para viver com dignidade. “Contudo, esse propósito da marca não pode se converter em um descaso da sociedade. É preciso chamá-la para sua responsabilidade de participação”, enfatiza.
Novos programas

Entre as várias ações de comunicação integrada, foi criado um programa central, Pella Nobre Causa, dividido em cinco programas de acordo com os públicos e objetivos:
• Pella Onda do Bem: destinado aos empresários que queiram fazer da Pella Bethânia sua marca do bem.
• Pella Solidariedade: destinado aos grupos voluntários, sejam eles provenientes das universidades, organizações e/ou associações de profissionais liberais.
• Pella Arte: destinado aos artistas, pessoas com sensibilidade aguçada para representar a Pella Bethânia.
• Pella Natureza: para que as pessoas desfrutem da natureza da Pella Bethânia.
• Fã-Clube Pella Bethânia: destinado a todas pessoas do bem com o objetivo de criar uma comunidade de marca social.
– VISÃO: Ser reconhecida como instituição de longa permanência, de referência no cuidado e na promoção de vida digna.
– MISSÃO: Proporcionar cuidado à vida, com dignidade, autonomia, pleno exercício da cidadania às pessoas envolvidas, e excelência nos serviços oferecidos.
– VALORES: Atuar a partir dos valores da espiritualidade cristã como o amor, o cuidado, a humildade e a justiça; aliados à experiência centenária, à competência, ao profissionalismo, ao respeito e à seriedade no atendimento às pessoas.
A IDENTIDADE VISUAL
O símbolo principal é a rosa, tendo como base a Rosa de Lutero, representando a igreja luterana