Qualidade de vida em primeiro lugar

A instituição oferece oito casas-lares para as pessoas conforme a idade e perfil de adaptação

Doações de recursos possibilitam a manutenção de oficinas de integração entre os mais de 170 residentes

Segundo a coordenadora geral da Pella Bethânia, Pastora Ana Paula Genehr, o público-alvo é formado por idosos e pessoas com deficiência a partir dos 18 anos. A instituição oferece oito casas-lares conforme a idade e o perfil de adaptação.

A equipe é composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem, clínico-geral, psiquiatra, fisioterapeuta, psicóloga, assistente social, pastora, nutricionista, cuidadoras, higienizadoras e administrativo, juntamente com a equipe do Projeto Convivendo e Aprendendo com Alegria, que desenvolve 30 oficinas semanais no Centro de Convivência, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

A Pa. Ana quer ampliar as parcerias públicas e privadas para garantir a sustentabilidade

Hoje são 170 residentes, entre homens e mulheres e 120 trabalhadores. No trabalho da pastoral cada pessoa pode vivenciar a sua espiritualidade conforme sua religião.

“A gente também preza pela interação social, por isso, participamos de atividades e eventos fora da instituição”, reforça.

Em 2016 a instituição implantou o Planejamento Estratégico com assessoria do Cadi, de Curitiba. E, a partir dele, a instituição tem trabalhado com orientações por meio de objetivos estratégicos, que são: Sustentabilidade Financeira, Excelência em serviços profissionais, Espaço físico adequado, Meio ambiente diferenciado, Gestão aprimorada e Construção de imagem positiva junto à sociedade. “Isso permitiu a criação de estratégias e aprimoramento do serviço, priorizando a qualidade de vida dos nossos residentes e a excelência dos serviços prestados”, ressalta.

Novo posicionamento: de asilo à comunidade

Segundo o IBGE, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade no país aumentou nas últimas décadas, o que retrata a tendência mundial de envelhecimento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, até 2025, o Brasil será o sexto país no mundo em número de idosos, com mais de 60 milhões de pessoas. Essa realidade impõe grandes desafios aos sistemas de saúde, aos gestores públicos e às famílias. Fará com que a sociedade necessite criar muitas novas opções para que eles possam viver em residenciais que ofereçam lazer, cultura, autonomia, entre outras possibilidades.

Consciente de suas condições de bem atender a esse público, a Pella Bethânia buscou profissionais na área da gestão e comunicação. Durante o ano de 2016, as equipes analisaram a instituição como um todo e desenvolveram o seu planejamento estratégico e, junto a ele, o planejamento estratégico de comunicação, necessário para que a mesma seja conhecida pela sociedade.

Conforme a professora Elizete Kreutz, uma das coordenadoras do trabalho, embora a Pella tenha 125 anos e ofereça um serviço de excelência em espaço privilegiado, as pesquisas apontaram que poucas pessoas a conheciam e, entre essas, a imagem que tinham estava relacionada a asilo. “Essa palavra tem uma conotação pejorativa de abandono, de pobreza ou rejeição familiar. Isso, em nenhum momento, representa a instituição”, afirma.

Depois de estudos de público, de cenário, de mercado, entre outros, conclui-se que a instituição precisava reposicionar-se. De asilo, passou a ser chamada de Comunidade Pella Bethânia. A partir disso, todas estratégias de gestão de marca foram elaboradas.

Segundo Elizete, a congruência da marca está baseada em sua essência alinhada à sua missão, visão e valores. Essa é a razão dessa nova denominação da instituição e do seu slogan que a ancora verbalmente que é Viver com Vida, explica.

As bases para o conceito da nova marca foram: ser humano; cuidado e proteção e sociedade e, sendo assim, uma nova identidade visual foi desenvolvida para cumprir a função de representar graficamente a essência da marca.

Tranquilidade para todos 

Para Elizete, “apropriando-se do questionamento de Jaime Troiano sobre o propósito da marca, nossa pergunta é: ‘O que o mundo perderia se a Pella Bethânia não existisse?’A resposta é a tranquilidade”. De acordo com Elizete, ao acolher e proporcionar cuidados especiais aos idosos e às pessoas com capacidades físicas e intelectuais debilitadas, em um ambiente adequado e de natureza exuberante, com profissionais altamente qualificados, solícitos e que reconhecem a importância da dignidade humana para todos, a instituição elimina a preocupação da sociedade em relação ao bem-estar dessas pessoas que estão à sua margem, pois já não têm espaço nela para viver com dignidade. “Contudo, esse propósito da marca não pode se converter em um descaso da sociedade. É preciso chamá-la para sua responsabilidade de participação”, enfatiza.

Novos programas

Comunidade está localizada em Taquari em uma área superior a 900ha

Entre as várias ações de comunicação integrada, foi criado um programa central, Pella Nobre Causa, dividido em cinco programas de acordo com os públicos e objetivos:

• Pella Onda do Bem: destinado aos empresários que queiram fazer da Pella Bethânia sua marca do bem.
• Pella Solidariedade: destinado aos grupos voluntários, sejam eles provenientes das universidades, organizações e/ou associações de profissionais liberais.
• Pella Arte: destinado aos artistas, pessoas com sensibilidade aguçada para representar a Pella Bethânia.
• Pella Natureza: para que as pessoas desfrutem da natureza da Pella Bethânia.
• Fã-Clube Pella Bethânia: destinado a todas pessoas do bem com o objetivo de criar uma comunidade de marca social.

– VISÃO: Ser reconhecida como instituição de longa permanência, de referência no cuidado e na promoção de vida digna.

– MISSÃO: Proporcionar cuidado à vida, com dignidade, autonomia, pleno exercício da cidadania às pessoas envolvidas, e excelência nos serviços oferecidos.

– VALORES: Atuar a partir dos valores da espiritualidade cristã como o amor, o cuidado, a humildade e a justiça; aliados à experiência centenária, à competência, ao profissionalismo, ao respeito e à seriedade no atendimento às pessoas.

A IDENTIDADE VISUAL

O símbolo principal é a rosa, tendo como base a Rosa de Lutero, representando a igreja luterana

Voltar
Publicidade
Fale com a Pella Bethânia

(51) 3653 1556 / (51) 3653 3596 / (51) 98594 8941
E-mail: direcao@pellabethania.org.br

Rua Júlio de Castilhos, Fazenda Lengler - Taquari/RS