Pella Onda do Bem
Pessoas físicas e jurídicas podem destinar o Imposto de Renda ao projeto Nobre Causa da Comunidade Pella Bethânia
Com foco na sustentabilidade e no engajamento, foi criado o Pella Nobre Causa, dividido em cinco eixos de acordo com os públicos e objetivos: Pella Onda do Bem; Pella Solidariedade; Pella Arte; Pella Natureza e Fã Clube Pella Bethânia.
Conforme a diretora das Marcas Mutantes e responsável pela Comunicação Estratégica da Marca, Elizete de Azevedo Kreutz, no mundo empresarial, a responsabilidade social, um dos pilares da sustentabilidade, passa de um mero apelo publicitário para um modo de vida da marca, incorporado em sua essência e fazendo parte de seu propósito. Muito além de uma preocupação, a Responsabilidade Social Empresarial (RSE) se torna uma ação a favor da sociedade em que a marca está inserida. “É vista pelos públicos como uma ação positiva e auxilia na construção de uma marca forte com uma imagem conceito positiva”, destaca.
Segundo ela, muitos empresários desejam fazer o bem, mas não possuem tempo para desenvolver seus projetos sociais. Já a Comunidade Pella Bethânia trata de um importante problema social, mas precisa de pessoas empreendedoras e com espírito transformador para ajudar a resolvê-las.
Para Elizete, o programa Pella Onda do Bem destina-se aos empresários preocupados em serem solidários. “Eles têm a capacidade de transformar o mundo, pois investem seus esforços em uma nobre causa em que todos ganham – sua empresa, a Pella Bethânia, a sociedade e, especialmente, aqueles que são atendidos pela instituição com respeito, carinho e competência”, exemplifica.
Doações viabilizam projetos
Nos 125 anos de história a entidade sempre contou com doações para desenvolver o trabalho social de acolhimento a pessoas idosas e com deficiência a partir dos 18 anos.
Segundo a pastora Ana Paula Genehr, a maioria da receita é proveniente de doações de pessoas físicas e jurídicas. Parte dos valores doados este ano serão destinados para a continuidade do projeto “Convivendo e Aprendendo com Alegria”. São desenvolvidas 26 oficinas semanais como dança, teatro, esporte, desenho, alfabetização, música, teatro, horta orgânica, passeios entre outras. “Proporciona a troca de saberes, o aprendizado mútuo, a inserção social e a realização de muitos sonhos”, diz. Ana recorda da frase do residente Antenor Lansing, 46, natural de Arroio do Meio antes de conseguir realizar o sonho de aprender a ler e escrever: “Eu não sei, mas eu posso aprender”, recorda.
Não queremos compaixão pela miséria humana e sim orgulho pela dignidade humana que juntos proporcionamos às pessoas que aqui convivem.” - Ana Paula Genehr, diretora
Outro percentual arrecadado será aplicado no desenvolvimento do projeto “Caminhos para a Acessibilidade” em 2018, cujo objetivo é garantir a reforma e adequações dos lares e assim garantir melhor acessibilidade a todos.
O programa “Vida Dignada com Igualdade” também será mantido com as doações. São oferecidas seis refeições diárias com orientação nutricional, profissionais qualificados, medicação, fraldas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, equipamentos, a aproximadamente 43 residentes.
Estes necessitam de cuidados integrais e são totalmente dependentes do Lar Samaria (acomoda quem precisa de cuidados de alta complexidade). “A maioria deles estão com os vínculos familiares rompidos ou não tem mais famílias. Nossa equipe e os doadores são os únicos vínculos afetivos que possuem”, afirma.
Envolvimento
Conforme o gerente industrial da Adama, Gerson Luiz Bencke, a empresa destina mensalmente um valor à entidade. No ano passado, repassou um recurso extra para construção de banheiros com acessibilidade. As melhorias proporcionam mais segurança. “Faz parte da nossa política nos inserir nas causas sociais na comunidade onde atuamos”, afirma.
Como participar
Conforme o advogado e assessor jurídico da instituição, Ralf Werner Kirchheim, as pessoas físicas ou jurídicas podem doar efetuando um ou mais depósitos na conta do Fundo do Idosos de Taquari – CNPJ 21.586.928/0001-70 – no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (banco nº 041), agência nº 0950, conta 04.126877.0-3.
Depois é preciso enviar cópia do comprovante de depósito, juntamente com o nome, endereço e CPF, para a Comunidade Pella Bethânia, Caixa Postal 18, CEP 95860-000, Taquari, RS, ou para o e-mail financeiro@pellabethania.org.br. A instituição enviará o recibo do Conselho do Idoso para o endereço indicado.
Kirchheim explica que a legislação estabelece à pessoa jurídica o limite máximo de 1% para dedução do Imposto de Renda e de 6% às pessoas físicas. “Ao destinar à Pella, você tem a oportunidade de fiscalizar onde o seu imposto é aplicado e parte ainda volta ao contribuinte”, finaliza.
Voltar