De asilo à comunidade
Pesquisa aponta que 54,9% das pessoas desconhecem a instituição. Programas buscam aumentar o número de doações
A Pella Bethânia, de Taquari, é uma instituição filantrópica, cuja missão é proporcionar qualidade de vida às pessoas atendidas, com garantia de serviços e profissionais diversificados e qualificados, promovendo a dignidade, a autonomia e o pleno exercício da cidadania.
Segundo dados do IBGE, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade no Brasil aumentou nas últimas décadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que, até o ano de 2025, o Brasil será o sexto país em número de idosos, com mais de 60 milhões de pessoas.
Essa realidade impõe grandes desafios aos sistemas de saúde, aos gestores públicos e às famílias.Fará com que a sociedade necessite criar muitas novas opções para que os idosos possam viver em residenciais que ofereçam lazer, cultura, autonomia, entre outras possibilidades.
Consciente de suas condições de bem atender a esse público, a Pella Bethânia buscou profissionais na área da gestão e comunicação para ajudá-los. Durante o ano de 2016, as equipes analisaram a instituição como um todo e desenvolveram o seu planejamento estratégico e, junto a ele, o planejamento estratégico de comunicação, necessário para que a mesma seja conhecida pela sociedade.
Conforme a Diretora das Marcas Mutantes Elizete Kreutz, uma das coordenadoras do trabalho, embora a Pella tenha quase 125 anos e ofereça um serviço de excelência em espaço privilegiado, as pesquisas apontaram que poucas pessoas a conheciam e, dentre essas, a imagem que tinham estava relacionada a asilo. “Essa palavra tem uma conotação pejorativa de abandono, de pobreza ou rejeição familiar. Isso em nenhum momento representa a instituição”, afirma.
Depois de todos os estudos feitos, de público, de cenário, de mercado, entre outros, foi concluído que a instituição precisava se reposicionar. De asilo, passou a ser chamada de Comunidade Pella Bethânia. A partir disso, todas as estratégias de gestão de marca foram elaboradas.
Sem a Pella Bethânia a sociedade perde sua tranquilidade. As pessoas e empresas querem ajudar, mas precisam saber como.” Elizete Kreutz, diretora das Marcas Mutantes
Segundo Elizete, a congruência da marca está baseada em sua essência alinhada à sua missão, visão e valores. Essa é a razão da nova denominação da instituição e do seu slogan Viver com vida. As bases para o conceito da nova marca foram: ser humano e cuidado e proteção e sociedade. Assim, uma nova identidade visual foi criada.
Tranquilidade para todos
Para Elizete, “apropriando-se do questionamento de Jaime Troiano sobre o propósito da marca, nossa pergunta é: O que o mundo perderia se a Pella Bethânia não existisse?”
A resposta é a tranquilidade. De acordo com a professora, ao acolher e proporcionar cuidados especiais aos idosos e às pessoas com capacidades físicas e intelectuais comprometidas, em um ambiente adequado e de natureza exuberante, com profissionais qualificados, solícitos e que reconhecem a importância da dignidade humana para todos, a instituição elimina a preocupação da sociedade em relação ao bem-estar desse público que está à sua margem, pois já não tem espaço nela para viver dignamente. “Contudo, esse propósito da marca não pode se converter em um descaso da sociedade. É preciso chamá-la para sua responsabilidade de participação”, enfatiza.
Novos programas
Entre as várias ações de comunicação integrada, foi criado um programa central – Pella Nobre Causa. Ele está dividido em cinco programas de acordo com os públicos e objetivos:
Pella Onda do Bem: para empresários que queiram fazer da Pella Bethânia sua marca do bem.
Pella Solidariedade: para grupos voluntários, sejam eles provenientes das universidades, organizações e/ou associações de profissionais liberais.
Pella Arte: destinado aos artistas, pessoas com sensibilidade aguçada para representar a Comunidade Pella Bethânia.
Pella Natureza: para que as pessoas desfrutem da natureza da Pella Bethânia.
Fã Clube Pella Bethânia: para criar uma comunidade de marca social.