Potencialize os talentos e o desempenho coletivo
Livro aponta que em torno de 85% do sucesso de alguém é atribuído à atitude e à habilidade de liderar pessoas
De acordo com o best-seller Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, 15% do sucesso de alguém se deve ao conhecimento técnico, enquanto 85% corresponde às atitudes e à habilidade de liderar pessoas.
A pesquisa Leadership Thoughts ouviu 3,3 mil pessoas, de 14 países, e constatou que entre as principais falhas dos líderes está a dificuldade em reconhecer os próprios erros. Outra atitude negativa é desrespeitar opiniões divergentes, além de rejeitar ou desvalorizar contribuições ou não ouvir verdadeiramente.
Conforme o estudo, mais de 80% dos profissionais entrevistados dizem que é importante que o chefe mostre respeito à opinião do funcionário, valorize sinceramente o trabalho, realmente ouça os outros, valorize a contribuição e admita quando está errado. “A dificuldade de reconhecer seus próprios erros é apontada por 41% dos entrevistados.”
No entanto, a pesquisa mostrou que há uma grande diferença entre o que os funcionários querem e o que observam dos chefes. Por exemplo, 85% dos empregados disseram ser muito importante que o líder demonstre valorizar seu trabalho sinceramente, mas apenas 49% dizem que os respectivos chefes mostram isso regularmente. Além disso, 84% dizem ser importante que o chefe ouça suas opiniões, mas apenas 49% avaliam que o supervisor demonstra isso constantemente.
Um funcionário é dez vezes mais propenso a estar satisfeito com o trabalho quando o seu líder é 100% confiável nos relacionamentos com os outros o tempo todo. “Quando um líder é raramente confiável, o colaborador é quatro vezes mais propenso a buscar outro emprego.”
A valorização sincera do trabalho e elogios são importantes fatores para motivar os funcionários. “Líderes eficazes se desenvolvem ao mesmo tempo em que criam um ambiente seguro no qual os funcionários também podem se desenvolver.”
“Melhorei a confiança e o controle emocional”
Jonas Joel Muller, 27, de Teutônia, ocupa o cargo de vice-presidente da Cooperativa Agroindustrial São Jacó (Cooperagri), aque tem 315 associados e 12 colaboradores. Para melhorar a autoestima, o controle emocional, a comunicação, o conhecimento e a confiança, decidiu fazer o treinamento. “Após 12 aulas me sinto mais seguro para tomar decisões. Hoje me comunico com clareza e objetividade. Isso me fez ser visto como líder e não como chefe”, afirma.
Entre as mudanças, ressalta a melhora da disciplina e organização, tanto pessoal como profissional. Muller adotou ferramentas de planejamento diário e semanal, com definição de prioridades, o que resulta em maior produtividade. “Aprendi a olhar para o trabalho e para as pessoas com mais positividade e entusiasmo. Isso me faz querer conhecê-las. Isso garante melhores relacionamentos e negócios. Aprendi a ser mais humano e valorizar pequenos detalhes e valores da vida”, explica.
Aprendi a olhar para o trabalho e para as pessoas com mais positividade e entusiasmo.
Jonas Joel Muller, vice-presidente da Cooperagri
Para o diretor geral do jornal A Hora, Adair Weiss, quem não treina não melhora a performance. “Não basta ter uma enciclopédia nas costas e não saber gerir as emoções diante dos outros. Liderança exige resiliência e colocar-se no lugar do outro. Os treinamentos do Dale Carnegie trabalham isso, motivo pelo qual incentivamos nossa equipe nessa formação”, conclui.
Treinamento eficaz
Por 104 anos, a Dale Carnegie Training, através de seus programas de treinamento pessoal e profissional, orienta os participantes a construir objetivos claros de forma planejada, organizada, com estratégias eficazes, desenvolvendo seus talentos, atitudes, valores, habilidades práticas de comunicação, gestão, liderança, relações humanas, engajamento, vendas, negociação, controle de estresse e apresentações de alto impacto.
Principais falhas dos líderes
– Não respeitar opiniões divergentes
– Rejeitar ou desvalorizar contribuições
– Não ouvir verdadeiramente
– Ter dificuldade em reconhecer os próprios erros
Para ler
Em sua 51ª edição, com mais de 70 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é um guia sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal . Carnegie busca fornecer, de maneira direta, técnicas e métodos para qualquer pessoa alcan;ar seus objetivos pessoais e profissionais.
Voltar