Autoconfiança: 9 dicas para pôr em prática
A autoconfiança é importante em muitos aspectos de nossas vidas. Pessoas confiantes inspiram confiança para os outros, e conquistá-la é uma das principais maneiras de encontrar o sucesso. A autoconfiança pode ser aprendida e construída seguindo os passos abaixo.
1 – Se afaste da zona de conforto
Pessoas que falam claramente, que mantêm a cabeça erguida, que respondem perguntas com segurança e que prontamente admitem quando não sabem alguma coisa, têm maior habilidade de persuasão. Se voluntariar para um projeto que envolva falar em público em um evento ou lidar com pessoas pode ajudar a desenvolver essas habilidades.
2 – Visualize o que deseja
Se veja na função que você deseja alcançar. Por exemplo, os golfistas são rotineiramente aconselhados a imaginar onde a bola deve viajar como parte de seu swing. Ao imaginar o trabalho desejado, se cria essa visão para as pessoas em volta também.
3 – Avalie as competências
Anote as habilidades e talentos mais amplos, que possam ajudar você a alcançar o sucesso pessoal e para a empresa – agora e no futuro. Existe o poder da inteligência conectiva, que combina uma diversidade de pessoas, disciplinas e recursos do mundo. A inteligência conectiva ajuda empresas a impulsionar resultados de negócios inovadores.
4 – Valorize o que já conquistou
Ao anotar dez melhores coisas já alcançadas, como um “registro de conquistas”, é possível perceber bons resultados como ter desempenhado papel valioso em uma equipe importante ou produzido os melhores números de vendas em um período. É importante colocar em um documento formatado de maneira inteligente, de fácil visualização.
5 – Se comprometa com o sucesso!
A parte final da preparação para a jornada é fazer uma promessa clara que se está absolutamente comprometido em melhorar a autoconfiança, e que fará o possível para alcançá-la: investir em seu desenvolvimento pessoal, leituras, práticas, treinamentos, voluntariado, tudo o que possa ajudá-lo a ser mais confiante e ter mais sucesso. Autoconfiança é também saber fazer as melhores escolhas no momento certo.
6 – Crie o próprio ambiente
É importante reformular ações quando o local de trabalho não atende necessidades pessoais. Ao trabalhar em grupo de forma verdadeira e honesta, compartilhando competências, pessoas com valores semelhantes são atraídas para a equipe. À medida em que o grupo se expande para incluir mais pessoas com essa mentalidade, o ambiente evolui para onde se deseja trabalhar.
7 – Seja a mudança que deseja ver
Lembre de ajudar outra pessoa. Por meio do peercoaching, é possível fazer parcerias com outras pessoas para criar uma mudança positiva, como feedbacks semanais entre colegas sobre os pontos fortes exibidos. Se recusar a aceitar um comportamento autocrítico e a ajuda mútua para apagar os pontos cegos melhora a confiança mútua.
8 – Cultive pensamentos positivos
Agir como se soubesse tudo ajuda a assumir mais riscos e superar qualquer medo de fracasso. A vida é o que os pensamentos determinam. Como disse Dale Carnegie: “É verdade. Se você tem pensamentos felizes, será feliz; se pensar em coisas que causam medo, será medroso; se pensar em fracasso, fracassará – com certeza…”.
9 – Busque o equilíbrio nas ações
Autoconfiança é sobre equilíbrio. Em um extremo, há pessoas com baixa autoconfiança. No outro extremo, pessoas podem estar confiantes em excesso. Há ainda o risco de se achar otimista demais e não se esforçar o bastante para ter sucesso. Acertar isso é uma questão de ter a quantidade certa de confiança, fundada na realidade e na verdadeira capacidade. Com a quantidade certa de autoconfiança, se assume riscos bem informados.
Voltar