7 obstáculos que atrapalham o desenvolvimento pessoal
Há momentos em que se percebe a necessidade de desenvolvimento pessoal. Para isso, muitas vezes surgem obstáculos. A consciência dos comportamentos autodestrutivos pode libertar as pessoas de um ciclo de fracasso. Por isso, é preciso reconhecer os contratempos e trabalhar por meio deles. Algumas dicas podem ajudar você neste processo.
1 – Confiar em metas indefinidas
Existem vários fatores inconscientes que impedem as pessoas de definir o que querem e escrever objetivos claros. E se você não focar de forma consistente no que quer, você não criará, atrairá ou será atraído pelas oportunidades de fazê-los acontecer. A mente é um mecanismo de busca de metas, portanto, defina-a apontando para o que você deseja.
2 – Atribuir muito peso às críticas dos outros
Como diz Dale Carnegie, “sucesso é conseguir o que você quer, e felicidade é gostar do que você conseguiu”. Pessoas de sucesso não se tornam consumidas por críticas. Veja a crítica como uma informação útil que você pode usar para melhorar a si mesmo ou o ponto de vista oposto de outra pessoa. Todos nós temos direito a uma opinião.
3 – Desistir cedo demais
Antes de desistir, se pergunte se existe algo mais que você pode aprender com essa experiência. Às vezes as melhores lições são aprendidas por meio de falhas. Se lembre do que disse Dale Carnegie sobre desistir: “muitas das coisas mais importantes do mundo foram conseguidas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver mais nenhuma esperança de sucesso.”
4 – Esperar por resultados imediatos
Esperar por resultados imediatos é uma atitude que coloca você fora de sintonia no processo de desenvolvimento pessoal. Embora todos possamos ter metas que queremos alcançar, os maiores dons muitas vezes surgem durante a jornada para alcançá-los. Como disse Dale Carnegie, “quanto mais suor derramado em treinamento, menos sangue será derramado em batalha.”
5 – Duvidar de sua capacidade
Essa dúvida também pode vir de outras pessoas ao seu redor, que de forma consciente ou inconsciente pode levá-lo a duvidar de suas verdadeiras habilidades. Quando estiver apreensivo sobre conseguir fazer tudo o que planejou ou que gostaria de fazer, siga o conselho de Dale Carnegie: “não tenha medo de dar o seu melhor naquilo que parecem ser pequenas tarefas. Cada vez que conquista uma, você fica mais forte. Se faz os pequenos trabalhos bem, os grandes tendem a cuidar de si mesmos.”
6 – Relegar sua responsabilidade pessoal aos outros
Esse é um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento pessoal, pois como percebeu Dale Carnegie: “eis a natureza humana em ação, o culpado culpando todos menos a si mesmo”. Estamos condicionados a procurar outros responsáveis pelo nosso fracasso. Não assumir responsabilidade por sua própria vida e resultados dentro dela é um erro. São os pensamentos internos que você tem sobre as situações externas que determinam como sua vida é.
7 – Deixar o medo direcionar suas decisões
Ser levado pelo medo e pela preocupação distorce sua perspectiva. Torna-se fácil focar no pior cenário, o que o paralisa com a indecisão ou faz com que você considere opções irracionais. Como bem disse Dale Carnegie “se você foi bem-sucedido, pergunte a si mesmo por que, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo por que, e aprenda com a experiência.”
Se você decidir assimilar apenas uma coisa deste artigo, escolha esta: adote a premissa fundamental de que você é 100% responsável por sua própria vida. Isso não significa que você seja o culpado sempre que algo não ocorrer bem, mas qualifica você a criar sua vida como preferiria.
Voltar